segunda-feira, 25 de julho de 2011

PT FAZ PLENÁRIA SOBRE REFORMA AGRARIA EM CUMARU DO NORTE



Ad Lair Campos


O partido dos trabalhadores realizou no ultimo domingo (24), em Cumaru do Norte, uma plenária sobre reforma agraria, o evento aconteceu as 16:00 hs no auditório do CRAS – Centro de Referencia em Assistência Social, a avenida dos estados, centro e contou com a participação de políticos e representantes de entidades de classes que atuam no município. O encontro serviu para esclarecer duvidas relacionadas ao programa nacional de reforma agraria, dentre as autoridades presentes estava à deputada estadual, Bernadete Ten Caten (PT), o prefeito de Cumaru do Norte, Vilmar Farias Valim “PETI” (PDT), o superintendente do INCRA – Instituto de Colonização e Reforma Agraria, Edson Bonete, o vice-prefeito, Adelmo Ferreira, o vereador, Francisco Fernandes “CEARÁ” (PSB), o vereador Nilton Elias (PT), além do presidente do diretório municipal do PT, Profº. Manoel Nascimento e demais presidentes de associações.
Durante a reunião o presidente do sindicato dos trabalhadores rurais, Josimar Alves da Costa e representantes de associações, solicitaram do superintendente do INCRA, informações sobre o andamento dos processos de desapropriação para fins de Reforma Agraria na região. Outra reclamação feita pelo petista Manoel Nascimento está relacionada ao programa luz para todos do governo federal e foi quanto à taxa de consumo cobrada pela rede Celpa, segundo Nascimento o valor pago pelos trabalhadores varia entre trezentos, Quinhentos e em alguns casos chega ao valor exorbitante de um mil Reais, para o professor, um valor como estes é melhor voltar ao tempo da lamparina a querosene. A conta de luz vem incomodando muita gente, pois apesar de morar na zona rural, os mesmo são obrigados pela rede Celpa a pagarem taxa de iluminação publica.
O superintendente do INCRA, Edson Bonete, disse que em áreas de assentamentos de reforma agraria não pode haver concentração de terras, ou seja, não pode ser constituídas fazendas, disse ainda que tomará todas as medidas cabíveis para inibir esta pratica. Quanto à fazenda Estrela de Maceió, segundo ele é uma área complexa, onde ocorreram muitas mortes, por ser uma área muito grande e de um Valor muito alto, será necessário uma boa justificativa para que a presidenta Dilma Rousseff assine o processo, e que será necessária a atuação da força nacional e do exercito Brasileiro para que o INCRA possa atuar naquela área. Falou também que o instituto não pode realizar nenhum tipo de obra fora de área já declarada de assentamento de reforma agraria e que não vai abrir nenhum precedente. Sobre financiamento, Bonete, disse que o banco fara uma vistoria minuciosa nas contas das associações para depois proceder com a abertura de novas linhas de créditos.
Em seu discurso, a deputada Bernadete Ten Caten, esboçando um sorriso, agradeceu o publico presente, para a deputada, o processo de Reforma Agraria tem sido um grande desafio no mundo inteiro, o que não é diferente no Brasil, segundo ela, um processo de desapropriação de terras é muito demorado devido aos tramites legais, Bernadete disse ainda que as reivindicações dos trabalhadores são mais do que justas, mas que o INCRA vem enfrentando muitos problemas. Ao final ela fez questão de dizer que é a favor da criação dos estados de Tapajós e de Carajás, “momento este em que o prefeito PETI ergueu a bandeira do futuro estado de Carajás, seguido de aplausos”, ela disse que só assim as regiões sul e sudeste terá um governo mais presente, fez questão de frisar ainda, que o Pará não vai perder com esta divisão, pelo contrario, ira ter um controle maior do governo e vai aumentar a arrecadação de impostos, de acordo com Bernadete, é impossível para qualquer governador ou governadora, administrar um estado com tamanha dimensão e contingente populacional.
O prefeito PETI em seu discurso falou que não tem poupado esforços para fazer chegar até aos trabalhadores rurais, os investimentos destinados à população do município, a exemplo dos investimentos realizados pela prefeitura nas regiões de Estrela do Pará e Estrela de Maceió, onde foram feitas e recuperadas mais de trezentos km de estradas e mais de 36 pontes e bueiros, na região de Serra Azul foram recuperadas todas as estradas vicinais, além de recuperar varias pontes, na colônia Mata Verde, nuca se negou de colocar as maquinas da prefeitura na recuperação de estradas e pontes, inclusive em áreas de responsabilidades do INCRA. O prefeito acrescentou ainda, que em seus quase seis anos de mandato nunca esperou pelo Governo do Estado, citou a parceria que fez com empresários e pecuarista com o apoio dos vereadores, para a recuperação da rodovia estadual PA-287, no trecho que liga Redenção a cidade de sua administração, “momento em que foi bastante aplaudido pelo publico que ali estava”, ele disse que assim fez, pensando no bem estar das pessoas que precisam daquela estrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário