sexta-feira, 29 de julho de 2011

AGROINDÚSTRIA FAMILIAR É INAUGURADA EM CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA



Por: Viviane Fialho


A primeira unidade agroindustrial da Agricultura Familiar de derivados do leite foi inaugurada nesta terça-feira, (26) pela direção do escritório regional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do estado do Pará (Emater - PA) em Conceição do Araguaia.
A agroindústria recebeu o nome de “Queijos Maely” em homenagem a filha do agricultor Neurivan Bezerra (40) que trabalha ao lado da família diuturnamente para dar conta de uma produção diária de 120 kg de queijos que abastecem o comércio local graças ao selo do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) regulamentado desde o ano passado em Conceição do Araguaia.
Trinta e cinco produtores fornecem o leite ao agricultor que abastece de queijo os supermercados e as padarias do município.



A sede da Chácara Otimismo possui 35 hectares e está localizada no Assentamento Canarana que fica a 45 km do centro de Conceição do Araguaia. A estrutura da Agroindústria possui 77 m2, contendo área de recepção, sala de higienização, sala de processamento, sala de resfriamento e sala de embalagem e expedição, além dos seguintes equipamentos: tanque de recepção de 150l, pasteurizador de placas com capacidade para 1.000 litros/hora, tanque de fabricação, prateleiras, equipamentos de higienização, câmara frigorífica para quatros toneladas e caldeira com potência de 150kgv/hora.



A obra foi orçada em 150 mil reais. Por intermédio da Emater, o agricultor recebeu R$ 50 mil reais pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf – AF), através do Banco da Amazônia e mais R$ 40 mil reais de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), via Banco do Bradesco. O restante das despesas foi complementado por verbas próprias da família.



Atendido pelo escritório local da Emater desde o ano de 2007, Neurivan Bezerra conta que trabalhava de forma artesanal. Com a implantação da Agroindústria, os produtos alcançarão qualidade sanitária, obedecendo à legislação em vigor, e a produtividade se intensificará.
De acordo com o tecnólogo em Alimentos da Emater, Flávio Pedro Dias Barros, o projeto passou por algumas etapas como a concepção, construção e materialização. “Agora, deve ser trabalhada a gestão do negócio como o mix de produtos (ampliação do leque de produtos como o doce de leite, iogurte e outros queijos), a rotulagem, o marketing e a comercialização. O agricultor precisará de outros materiais como uma iogurteira, mesas de inox, desnatadeiras, além de veículos, visto que a tendência é o aumento da produção a partir de agora”, ressaltou.
O supervisor regional da Emater, Luiz Flávio Cavalcante, disse que a inauguração da primeira agroindústria de derivados do leite é um novo marco da agricultura familiar do município de Conceição do Araguaia e, na oportunidade, congratulou os agricultores familiares pelo seu dia comemorado no dia 25 de julho. Ele ressaltou que outros projetos estão em andamento no escritório regional como os de incentivo à tecnologia e ao melhoramento genético do rebanho bovino, pastejo rotacionado para a ampliação da produção leiteira, entre outros.



Estiveram presentes na inauguração da Agroindústria Familiar Rural, o supervisor regional da Emater, Luiz Flávio Cavalcante, o tecnólogo em Alimentos, Flávio Pedro Dias Barros, o vereador Zacarias Ferreira Neto (PSDB), o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Antônio Sirqueira, o diretor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Cícero Fidélis Sobreira, o representante do governo do estado, Wilson Branco, a representante do Banco do Brasil, Lúcia Carvalho, o presidente da Associação da Canarana, Lindomar Pereira, o prefeito Álvaro Brito Xavier (PT) e o diretor técnico da Emater, Humberto Balbi Reale Filho.



Hoje, cerca de quatro mil famílias tem na pecuária leiteira sua principal atividade – dessas, pelo menos três mil e quinhentas são assentadas da reforma agrária. O rebanho familiar para corte de leite e quase trezentas mil cabeças de gado. Como a produção e a comercialização de laticínios têm que se submeter a instruções normativas rigorosas, publicadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a instalação de agroindústrias é fundamental para a organização da cadeia produtiva no âmbito da agricultura familiar, de modo a garantir qualidade e certificação aos produtos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário