sábado, 24 de novembro de 2007

RIO MARIA: sua história

Vista aérea da cidade
________________________________

(AD LAIR DI CAMPOS) - A exemplo de outros municípios do sul e sudeste do Pará, Rio Maria surgiu graças à exploração de suas riquezas vegetais e minerais. O primeiro morador da área hoje pertencente ao município, foi Clarindo Rodrigues da Silva, que aqui chegou junto com sua família em 12 de outubro de 1973.

ASPECTOS GEOGRAFICOS E SOCIAIS

As riquezas naturais, principalmente a madeira, atraíram em pouco tempo outras famílias para a área e com a abertura da rodovia PA-70 (atualmente PA-150), instalou-se no povoado a Madeireira Maginco, absorvendo mão-de-obra local. A madeireira trouxe empregos e um rápido crescimento econômico para a comunidade, que até então estava vinculada ao município de Conceição do Araguaia. Em 15 de novembro de 1972 foi instalada a subprefeitura de Rio Maria, oito anos depois, Rio Maria ganhou sua autonomia política, transformando-se em município, localizado no Sudeste do Pará, na Microrregião de Redenção, as margens da PA-170, a uma distância de 816 km da Capital Belém, a posição estratégica do município é boa, pois existe ligação com os demais municípios de sua microrregião e adjacentes, e pela sua ligação com a capital, com uma Área de 4.115 Km2, e com as seguintes coordenadas Geográficas 07º18’38” de latitude sul e50º02’54” de longitude oeste, o município tem clima Tropical úmido com inverno seco, a temperatura média anual varia de 25° a 26° C, com máxima de 31.5° a 32.5° C, e mínima de 19° a 20° C, o semestre mais chuvoso vai de novembro a abril cerca de 100 a 150 dias de chuva, registrando uma precipitação anual entre 1750 a 2250mm. A topografia é representada por relevos relativamente elevados com relação à região e ao Estado, a média altimétrica é de cerca de 200 a 300 metros no município, em sua vegetação predominam as áreas de floresta tropical e cerrado, a rede hidrográfica é formada pelos rios Maria, Araguaia, Salobro, Goiaba, Parauapebas, Mariazinha e Gameleira e pelos córregos do Hélio, Sacrifício, das Andorinhas, Raizal, Lageado e pelo Ribeirão Novo. O município está em uma área de planície, com solo arenoargiloso, a altitude da sede é de 180 metros, os solos representados, predominantemente, pelos solos podzólicos vermelhos amarelos textura argilosa; solos litólicos distróficos que são os dominantes na área; pequenas manchas de solos distróficos e afloramentos rochosos, latossolo vermelho amarelo textura média e solos concrecionários lateríticos, textura indiscriminada. O município tem como principais localidades a Vila Tupã, Colônias Canaã, Antônio Delfino, Sete Barracos, Rodeios e Cana Verde, e as Glebas São José, Colorado, 22, 21, Divisa,Vila Três Rios, São Jorge, Vila Betel e Vila Mata Azul.

ADMINISTRACÃO

O município de Rio Maria é administrado pelo Prefeito Aldo Fernandes de Souza do PL e pelo Vice-Prefeito João Gomes Dantas, da mesma coligação, a Câmara Municipal é composta por nove vereadores, no poder judiciário, o Juiz Dr. Roberto Cezar de Oliveira Monteiro responde pela Comarca de Rio Maria e Bannach, o fórum desembargador Salustio de Oliveira Melo foi instalado no município em 13 de maio de 1989.

ECONOMIA E MEIO AMBIENTE

Rio Maria tem uma economia bastante diversificada, com atividades em extrativismo vegetal e mineral, pecuária, agricultura, pesca indústria e comércio. A principal fonte de renda atualmente é a pecuária de corte e leite, no setor pecuário predominam as criações de gado leiteiro e de corte, com um rebanho bovino total de 287.015 mil cabeças, seguido pelos rebanhos suínos com 4.781, eqüinos com 4.059, muares com 1.419, ovinos com 1.379, Caprinos com 170, Bufalinos com 142 cabeças. O extrativismo mineral atualmente começa a ganhar destaque no cenário econômico do município, diferentemente da pesca artesanal, destinada apenas ao abastecimento interno. No Município há 16 projetos de reforma agrária com uma área total acima de 49.000 ha. com capacidade de assentamento para mais de 1.200 famílias.
Recém criada, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente já está trabalhando no desenvolvimento de projetos que visa despertar o interesse de investidores, entre eles esta a implantação de aterro sanitário, implantação de cooperativa de catadores de lixo reciclável dentre outros, visando atrair investidores que possam explorar o potencial econômico do município. De acordo com o secretário Raimundo Coelho, a Administração esta disposta a reduzirem impostos e colaborar com a aquisição de terrenos para a implantação de empresas, uma pratica que vem dando certo, a prova disto é o Frigorífico Rio Maria que atualmente gera algo acima de 350 empregos diretos, para Coelho, a implantação de uma fábrica de calçados, por exemplo, viria contribuir e muito no combate ao desemprego uma vez que a região é grande produtora de gado de corte e já está sendo instalado no município um curtume para o processamento do couro. Outra saída para a redução do desemprego em Rio Maria, está no Agro-négocio, por se tratar de uma região que dispõe de grande produção de carne, leite e seus derivados, há também a exploração do desenvolvimento da agricultura na produção de grãos, pra se ter uma idéia, a agricultura produz cerca de 8.100 toneladas de arroz, 45 toneladas de feijão, 6.300 toneladas de milho; 200 toneladas de mandioca, 88 toneladas de cacau e 392 toneladas de banana, os agricultores complementam a renda familiar com a criação de galinha caipira, que já alcança mais de 30 mil bicos.
No setor industrial estão em atividade 01 frigorífico, que abate em media 450 animais/dia e um laticínio que absorve em media 10.274.385 litros de leite ano, chegando a produzir 1.027.438kg de queijo mussarela ano que são exportados para a Capital Belém e regiões sudeste e nordeste. Existem ainda algumas marcenarias, serrarias, fábrica de bloquetes e de outros produtos à base de cimento, cerâmica e torrefação. No comércio varejista a Prefeitura tem registrado 170 estabelecimentos ligados ao ramo de alimentação (supermercados, padarias, mercearias, bares, restaurantes e cafés), além de farmácias, magazines, lojas de confecções, distribuidoras de bebidas, posto de venda de combustíveis, loja de materiais de construção, de móveis, aparelhos eletrodomésticos, produtos para lavoura, pecuária e pesca, e de peças para veículos.

INFRA-ESTRUTURA

O sistema de ensino é formado por 17 estabelecimentos, 12 municipais sendo 8 Urbanas e 4 Rurais, 3 estaduais e 2 particulares. Em 2006 foram matriculados 5.006 alunos, entre infantil, fundamental, EJA e médio. De acordo com a secretaria municipal de Educação e Cultura, o quadro de professores da rede publica municipal é formado por 113 professores sendo 61 com nível superior em diversas áreas de habilitação e 52 com nível médio-magistério, assim distribuídos: 91 estão na zona urbana e 22 trabalham na zona rural, a secretaria de educação conta com uma equipe pedagógica oferecendo suporte aos professores no sentido de melhorar a qualidade de ensino no município.
Com relação ao transporte escolar a Secretaria dispõe de uma frota de 08 veículos próprios (Ônibus), que atende a demanda das crianças da zona rural que estudam em escolas urbanas, além destes, são disponibilizados outros 02 veículos com atendimento direcionado aos alunos da Vila Betel e região. Atualmente o município conta com 3 hospitais sendo 2 particulares e 1 público com atendimento médico nas seguintes especialidades: clínica geral, cirurgias, ginecologia, obstetrícia, pediatria, tratamento de doenças tropicais e serviços de hematologia, análises clínicas, raio-X, bioquímica e bacteriologia e dermatologia. Funcionam ainda seis postos de saúde e três clínicas odontológicas, onde trabalham três odontólogos, o Sistema de saúde ao todo possui 77 leitos. A população não dispõe de rede de esgoto, a coleta de lixo é feita por caminhões da Prefeitura, a água consumida é retirada de poços artesianos e cisternas, a energia elétrica é distribuída pela Rede-Celpa, sem interrupções, para cerca de 17.000 consumidores, o acesso ao município é feito por via terrestre pela rodovia PA-150, a indústria madeireira Maginco tem uma pista de pouso, não pavimentada, medindo 1.000 metros de extensão, de avião, de Belém até Rio Maria, leva-se 2h 15m, a comunicação funcionam através de um posto dos Correios, uma emissora de rádio local (Berokan FM), uma receptora de TV com três canais (Globo, SBT, Bandeirantes). Já foram instalados cerca de 1.600 terminais telefônicos, com sistema DDD, além da circulação de jornais regionais e revistas (REVISTA EXPRESSÃO). Na área de segurança há uma delegacia de polícia e um destacamento da Polícia Militar, com efetivo de 20 homens.

TURISMO CULTURA E LAZER

São muitas as atrações turísticas em Rio Maria, o município é possuidor de uma grande extensão praiana a beira do Rio Araguaia, onde se concentra algumas das mais belas praias de água doce do país e que já começa a serem exploradas, atualmente, as cachoeiras são os pontos turísticos mais procurados no município, a cerca de 9 km da sede, fica a Cachoeira da Fazenda do "Júnior" uma das mais belas da região. O acesso é por estrada de terra e para chegar à queda d'água mais alta, é preciso caminhar mais 2 km, por uma trilha aberta pelo proprietário da fazenda. Por já ser muito procurado pela população nos finais de semana, a Prefeitura pretende melhorar as condições de acesso e a própria área onde fica a cachoeira. Outra cachoeira que merece ser visitada é a da fazenda do Nenê Simão, a 12 km do centro urbano, outra que também chama a atenção de turistas é a cachoeira do Cláudio, não pelo seu tamanho, mas sim pela tranqüilidade em que os banhistas encontram no lugar, o acesso também é por estrada de terra, o que não deve servir de desestímulo para os aventureiros, pois a beleza selvagem do lugar recompensa qualquer contratempo durante a viagem, a rede hoteleira oferecem uma ampla opção de hospedagem, as churrascarias e pizzarias são os melhores locais para fazer uma boa refeição, à noite quem estiver procurando diversão conta com lanchonetes, bares, pit dogs, danceterias e Clubes.
O município dispõe de um calendário de eventos sociais e religiosos indispensáveis a visitação turística. No mês de Abril acontece o festejo da comunidade São José Operário, em maio no dia 13, comemora-se o Aniversário de Emancipação Política e Administrativa município, na programação inclui desfiles, jogos, maratonas e shows com artistas regionais, outros eventos são realizados ainda no mês maio, são eles; Feira de Arte e Cultura com Musicas, poesias, Pinturas, artesanatos, danças e Teatro, o Circuito Nacional de Vaquejada realizada no parque Dirceu Remor, festejo da comunidade São Pedro e São Paulo/Nossa Senhora de Fátima, festejo da comunidade do Divino Pai Eterno. Em Junho são realizados amostras regionais de quadrilhas, festejo da comunidade São João Batista e o circuito de Vaquejada da Fazenda Sambaiba, com competições profissionais e amadoras, em Agosto acontece o festejo da comunidade Nossa Senhora de Nazaré, e no dia 13 comemora-se o dia do Evangélico, no mês de setembro realiza-se o Evento Cívico alusivo ao dia 7 de Setembro e a Feira de Exposição Agropecuária, com exposição de animais, shows regionais e nacionais, rodeios, fut-boi e barracas típicas, em outubro é realizado o festejo de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do município. Pra quem curte esportes também há o calendário esportivo, no 1º semestre são realizados o Campeonato Municipal de Futebol 1ª Divisão, Campeonato Municipal de Futebol Júnior, Copa Berokan de Futebol e Campeonato Municipal de Futebol 2ª Divisão. No 2º semestre são realizados torneio inter-colegial, Copa Rio Rabelo, torneio de Futebol de Areia, torneio de Futsal, Copão Rural e a Copa Sul-Pará de Seleções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário