domingo, 31 de julho de 2011

JOGOS INDÍGENAS DA GOROTIRE CHEGARAM AO FINAL






Ad Lair Campos
Terminou ontem sábado (30), mais uma edição dos jogos tradicionais indígenas no sul do Pará, a primeira edição realizada na aldeia Gorotire, tribo Kayapó no município de Cumaru do Norte, um evento realizado pela ANGROKRERE Associação de defesa dos povos indígenas Kayapó, com o apoio logístico e cultural da prefeitura local. Competindo de igual pra igual, às aldeias e grupos participantes fizeram bonito. As provas foram realizadas, numa arena montada dentro da própria aldeia, com exceção, as modalidades de natação e canoagem, que foram realizadas nas aguas do Rio Fresco.


Como toda competição ha um vencedor, assim ficou o resultado final dos jogos; na modalidade Arco e Flecha, quem levou a melhor foi o Índio KOPTERE da Aldeia TUREDJAM (Tucumã). Na prova cabo de Guerra teve como campeão no masculino o grupo KARIKÁ da aldeia anfitriã Gorotire (Cumaru) e no feminino a aldeia KÔKÔKUÊDJA (Ourilândia) foi à campeã. Na canoagem, os vencedores foram os índios NGYREKÃ e MOTERE do grupo Kayapó, aldeia Gorotire. Na natação os campeões foram KAÊRE pelo masculino e NGRENHME pelo feminino. Já na corrida de 100 m, masculino, NENINGÔ do grupo PIJAPOKTIKÔ (Gorotire), foi o 3º colocado, em 2º ficou o índio Davi da aldeia KÔKÔKUÊDJA (Ourilândia), e o índio OYÔ do grupo dos estudantes, aldeia Gorotire, conquistou o 1º lugar. A corrida de 100 m, Feminino ficou assim; em 3º a índia NHAKRUNHTI da aldeia TEKREJAROTIRE (Pau-D’arco), em 2º YKAREKY da KÔKÔKUÊDJA (Ourilândia), e em 1º a BEKWYNHKARO da aldeia TEKREJAROTIRE (Pau-D’arco). Nos 5000 m, masculino o 3º lugar ficou com o índio DOURADO da aldeia KRÃNH’AMPARI (Santana), o 2º colocado foi BEPJÊK do grupo Pará, da aldeia Gorotire (Cumaru) e o campeão desta modalidade foi MOTURE da aldeia KÔKÔKUÊDJA (Ourilândia). Os 5.000 m, feminino teve a índia NGRENHTOTI do grupo TEPORE aldeia Gorotire (Cumaru), em 3º lugar, em 2º IREKENHTI da aldeia TEKREJAROTIRE (Pau-D’arco) e a campeã da modalidade foi à índia NHAKRÁJTI do grupo PIJAPOKTIKÔ aldeia Gorotire (Cumaru). No vôlei só os times masculino competiu e os campeões foram da aldeia KÔKÔKUÊDJA (Ourilândia). No futebol feminino a aldeia campeã foi TEKREJAROTIRE (Pau-D’arco). Já no masculino, apresentando um futebol arte, o grupo dos RENEGADOS da aldeia Gorotire (Cumaru), levou a melhor sagrando-se campeão da modalidade, um evento excepcional, onde quem realmente ganhou foi o povo Kayapó, que mostrou união em cada etapa da festa.

Foram oito dias de competições, o que muitos pensaram ser um confronto direto se tornou numa grande festa de confraternização entre os povos. A cada grito, a cada dança, a cada musica entoada, a cada apresentação, via-se o brilho no olhar de cada componente, demonstrando a alegria e a satisfação de revelar ao mundo a cultura Kayapó. O cantar dos pássaros, os gritos dos animais silvestres no alto da montanha, sai de cena, para dar lugar a uma explosão de alegria, formando um intenso brado, fazendo ecoar ao pé da serra, um sinal afirmativo de que aqui em meio à floresta amazônica, vivem seres humanos, com costumes diferentes, mas que na sua essência é gente como a gente, gente que vive em harmonia com a natureza.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

DIREITOS DO IDOSO É TEMA DE CONFERÊNCIA MUNICIPAL



DELMIRO SILVA

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (Comdipi), de Conceição do Araguaia, acaba de realizar a 3ª Conferencia Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento transcorreu nos dias 26 e 27 na sede do CCI (Centro de Convivência do Idoso), tendo como tema: “O compromisso de todos por um envelhecimento digno no Brasil”. A conferência contou com a participação de diversos representantes da terceira idade e autoridades públicas do município.

A conferência foi realizada em diversas etapas de discussão que tinham como objetivo analisar as políticas sociais do município e eleger delegados para a 3ª Conferência Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa que acontece agosto “Debater a qualidade de vida do idoso é um passo necessário para o desenvolvimento social de uma cidade”, disse o vereador João Wanderley Silva, que participou efetivamente da conferencia.

Salas temáticas também fizeram parte da programação da conferência, divididos em quatro assuntos distintos os presentes puderam formar grupos de acordo com seus interesses, formulando propostas e analisando políticas existentes no município. Para Luiz Gomes Ribeiro, participante do evento, momentos como esses voltados para direitos dos idosos são significativos para toda a população. “Nada mais justo do que existir uma organização que busque recursos materiais e imateriais, para que além de proteção ofereça aos idosos uma vida mais dinâmica”, disse.

Finalizando a conferência municipal as idéias criadas nas salas temáticas foram apreciadas e colocadas em votação, assim como os candidatos a delegados que representarão a cidade na conferência estadual. Ao todo seis vagas foram disputadas, dessas duas foram destinadas para representantes da sociedade civil, duas para representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e as outras duas para representantes do poder público.

AGROINDÚSTRIA FAMILIAR É INAUGURADA EM CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA



Por: Viviane Fialho


A primeira unidade agroindustrial da Agricultura Familiar de derivados do leite foi inaugurada nesta terça-feira, (26) pela direção do escritório regional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do estado do Pará (Emater - PA) em Conceição do Araguaia.
A agroindústria recebeu o nome de “Queijos Maely” em homenagem a filha do agricultor Neurivan Bezerra (40) que trabalha ao lado da família diuturnamente para dar conta de uma produção diária de 120 kg de queijos que abastecem o comércio local graças ao selo do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) regulamentado desde o ano passado em Conceição do Araguaia.
Trinta e cinco produtores fornecem o leite ao agricultor que abastece de queijo os supermercados e as padarias do município.



A sede da Chácara Otimismo possui 35 hectares e está localizada no Assentamento Canarana que fica a 45 km do centro de Conceição do Araguaia. A estrutura da Agroindústria possui 77 m2, contendo área de recepção, sala de higienização, sala de processamento, sala de resfriamento e sala de embalagem e expedição, além dos seguintes equipamentos: tanque de recepção de 150l, pasteurizador de placas com capacidade para 1.000 litros/hora, tanque de fabricação, prateleiras, equipamentos de higienização, câmara frigorífica para quatros toneladas e caldeira com potência de 150kgv/hora.



A obra foi orçada em 150 mil reais. Por intermédio da Emater, o agricultor recebeu R$ 50 mil reais pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf – AF), através do Banco da Amazônia e mais R$ 40 mil reais de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), via Banco do Bradesco. O restante das despesas foi complementado por verbas próprias da família.



Atendido pelo escritório local da Emater desde o ano de 2007, Neurivan Bezerra conta que trabalhava de forma artesanal. Com a implantação da Agroindústria, os produtos alcançarão qualidade sanitária, obedecendo à legislação em vigor, e a produtividade se intensificará.
De acordo com o tecnólogo em Alimentos da Emater, Flávio Pedro Dias Barros, o projeto passou por algumas etapas como a concepção, construção e materialização. “Agora, deve ser trabalhada a gestão do negócio como o mix de produtos (ampliação do leque de produtos como o doce de leite, iogurte e outros queijos), a rotulagem, o marketing e a comercialização. O agricultor precisará de outros materiais como uma iogurteira, mesas de inox, desnatadeiras, além de veículos, visto que a tendência é o aumento da produção a partir de agora”, ressaltou.
O supervisor regional da Emater, Luiz Flávio Cavalcante, disse que a inauguração da primeira agroindústria de derivados do leite é um novo marco da agricultura familiar do município de Conceição do Araguaia e, na oportunidade, congratulou os agricultores familiares pelo seu dia comemorado no dia 25 de julho. Ele ressaltou que outros projetos estão em andamento no escritório regional como os de incentivo à tecnologia e ao melhoramento genético do rebanho bovino, pastejo rotacionado para a ampliação da produção leiteira, entre outros.



Estiveram presentes na inauguração da Agroindústria Familiar Rural, o supervisor regional da Emater, Luiz Flávio Cavalcante, o tecnólogo em Alimentos, Flávio Pedro Dias Barros, o vereador Zacarias Ferreira Neto (PSDB), o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Antônio Sirqueira, o diretor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Cícero Fidélis Sobreira, o representante do governo do estado, Wilson Branco, a representante do Banco do Brasil, Lúcia Carvalho, o presidente da Associação da Canarana, Lindomar Pereira, o prefeito Álvaro Brito Xavier (PT) e o diretor técnico da Emater, Humberto Balbi Reale Filho.



Hoje, cerca de quatro mil famílias tem na pecuária leiteira sua principal atividade – dessas, pelo menos três mil e quinhentas são assentadas da reforma agrária. O rebanho familiar para corte de leite e quase trezentas mil cabeças de gado. Como a produção e a comercialização de laticínios têm que se submeter a instruções normativas rigorosas, publicadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a instalação de agroindústrias é fundamental para a organização da cadeia produtiva no âmbito da agricultura familiar, de modo a garantir qualidade e certificação aos produtos.

AAPP CONQUISTA COPA MERCOSUL





DELMIRO SILVA


A Escolinha de futebol AAPP, de Conceição do Araguaia, acaba de conquistar o título da 30ª edição da Copa Mercosul, categoria 15 anos. A competição realizada em Londrina-PR pela empresa de marketing esportivo Dom Bosco Promotion transcorreu no período de 18 á 24 desse mês, com a participação de 125 agremiações da Argentina, Brasil, Bolívia, Chile e Paraguai.

A AAPP sagrou-se campeã na categoria 15 anos, com sete jogos, seis vitórias e apenas uma derrota, 11 gols sofridos e 25 gols marcados. Na decisão os conceicionenses derrotaram o Revelação, de São Paulo, pelo placar de 4x2. A AAPP teve ainda o artilheiro na categoria, o meia-atacante Esquerdinha, com seis gols.

Os pontepretanos participaram do certame com 49 atletas distribuídos em quatro categorias, 12, 13, 15 e 17 anos, acompanhados por quatro integrantes da comissão técnica. A categoria 13 anos foi semifinalista, sendo derrotada diante da equipe do Alvorada, do Mato Grosso do Sul, nas penalidades, após empate em 0x0 no tempo regulamentar.
Os atletas Dragon Ball, Leandro, Lucas e Mixirica, todos eles da categoria 17 anos, se destacaram individualmente e foram selecionados por empresários do Coritiba e da Portuguesa- SP para período de testes com os demais atletas das divisões de base dessas equipes. As avaliações serão marcadas para a segunda quinzena do próximo mês.

RAPEL E TIROLESA SÃO ATRAÇÕES DO VERANEIO ARAGUAIANO




Por: Viviane Fialho e Ildenê Carvalho

Os jovens aventureiros Eduardo Oliveira, sua esposa Flávia Oliveira e um amigo Francisco Alves são de Goiânia e escolheram passar as férias em Conceição do Araguaia. Eles fazem parte da empresa Cerardo Adventure.
Adeptos de aventura nas alturas, eles instalaram no projeto Beiradeiro um paredão de escalada e duas tirolesas. Esportes praticados pela primeira vez em Conceição do Araguaia – o que se tornou uma das grandes atrações da temporada.
No momento de folga o grupo pratica rapel na ponte Pará-Tocantins sobre o rio Araguaia – que possui 40 metros de altura de pura adrenalina. Para praticar este esporte Eduardo diz que são necessários vários anos de experiência, além de usar equipamentos de segurança. Ele escala há quinze anos. Para ele, emoção mesmo é descer uma cachoeira de até 180 metros de altura.

FORAGIDO DA JUSTIÇA É PRESO EM ALACILÂNDIA



DELMIRO SILVA


A Polícia Militar de Conceição do Araguaia acaba de cumprir mandato de prisão preventiva em desfavor do trabalhador rural José Ribamar Oliveira Lima, 44 anos, acusado de participação no assassinado de um funcionário da Fazenda Cruzeiro, distante 50 km da sede do município de Conceição do Araguaia. A propriedade rural havia sido invadida por trabalhadores rurais em janeiro desse ano, ocasião em que ocorreu o homicídio.
Com o mandato de prisão preventiva expedito há alguns meses pelo juiz da comarca de Conceição do Araguaia, Fredson Capeline, Riba, como é mais conhecido, encontrava-se foragido. Ele foi delatado por moradores do distrito de Alacilandia, distante 40 km do perímetro urbano de Conceição do Araguaia, eles informaram aos militares que fazem o policiamento naquele distrito a cerca do paradeiro do foragido, que localizado pelos policiais não ofereceu resistência a sua prisão. Riba é acusado de participar do assassinado juntamente com mais dois comparsas, José Maria Lopes da Silva, vulgo Pé de Ferro, que já está detido, e Reginaldo Cardoso dos Santos, que ainda encontra-se foragido com mandato de prisão decretado. O delito ainda está sendo apurado mais detalhadamente, se confirmada à autoria dos indiciados eles irão a julgamento por homicídio doloso, quando há intenção de matar. A pena prevista para esse tipo de crime varia de 6 a 20 anos de reclusão.

terça-feira, 26 de julho de 2011

JOGOS TRADICIONAIS INDÍGENAS COMEÇARAM EM GRANDE ESTILO



Ad Lair Campos
Teve inicio sábado (23) as 16:00 hs na aldeia Goroti-re, Reserva Kayapó município de Cumaru do Norte, os jogos tradicionais indígenas, que pela primeira vez é realizado naquela aldeia, organizado pela ANGROKRERE Associação de defesa dos povos indígenas Kayapó, o evento conta com o apoio logístico da Prefeitura Municipal. Para a cerimonia de abertura foi convidado o prefeito de Cumaru do Norte Vilmar Valim, os Caciques representantes de aldeias, o representante da FUNAI, KUBEI Kayapó, o representante da FUNASA, José Miguel, além da maior liderança indígena Kayapó na atualidade, o Cacique RAONI, da aldeia METUKTIRI de Peixoto de Azevedo-MT. Segundo a organização, o evento que começou ontem vai até o dia 30 de julho e tem como objetivo maior, manter a união entre os povos indígenas e mostrar ao mundo os seus costumes revelando a sua cultura, através de várias apresentações de danças típicas dos índios.
Sete aldeias marcaram presença; CRINY (Bannach), KÔKÔKUÊDJA (Ourilândia), TUREDJAM (Tucumã), KRÃNHKRÔ (Tucumã), KRÃNH’AMPARI (Santana), KAPRAMKRERE (Pau-d’arco), TEKREJAROTIRE (Pau-D’arco) além da aldeia anfitriã GOROTI-RE, que levou oito grupos para as festividades; PARÁ, KAYAPÓ, KARIKÁ, MOMOKRE, PIJAPOKTIKÔ, TEPORE, ESTUDANTES INDIGENAS REDENÇÃO e RENEGADOS que entrou na arena portando a bandeira do futuro estado de Carajás, mostrando a todos os presentes, o interesse dos povos indígenas quanto à divisão do estado do Pará. Um espetáculo mostrado, a cada apresentação se ouvia o grito ecoar pela floresta, o que soava como um pedido de socorro aos governantes no sentido de cooperarem com a preservação da natureza.Raoni em entrevista parabenizou o prefeito “PETI” pela atuação da Prefeitura local, no tocante ao apoio que tem dado a aldeia Goroti-re o que reflete diretamente à toda a nação indígena, falou ainda que está satisfeito com a iniciativa dos organizadores em realizar uma festa com tamanha magnitude, o que serve principalmente para a aproximação dos povos indígenas com as suas parentelas, Raoni se tornou famoso por percorrer o mundo ao lado do ativista e Roqueiro STING. Após as apresentações dos Grupos e Aldeias, os jovens XAPIRE KAYAPÓ e MARIA FRANCISCA KAYAPÓ, acenderam a tocha olímpica que deverá permanecer acesa até o final do evento.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Jovem é assassinado a golpes de faca

DELMIRO SILVA

Um homicídio praticado de forma covarde e obscura na noite do último domingo, 24, chocou a população de Conceição do Araguaia. A vítima Juraci Alves da Silva, 24 anos, foi assassinada em frente a um bar nas proximidades do terminal rodoviário, no bairro Emerencio. Atingido com dois golpes de faca na altura do tórax ele foi socorrido de imediato, mas não sobreviveu a tentativa de assassinato em decorrência da gravidade dos ferimentos.

De acordo com testemunhas, por volta das 20h, Juraci estava em frente ao bar próximo do terminal rodoviário conversando com dois desconhecidos. Em determinado momento ele começou a discutir com um dos rapazes, então foi emburrado e um deles saiu correndo e o outro fugiu de bicicleta. Ambos tomaram rumo ignorado e não foram identificados pelas testemunhas.

Flávia Lima, proprietária do bar, relata que após o golpe, Juraci saiu cambaleando em direção ao seu estabelecimento e caiu, então, ela foi até onde estava o jovem, que freqüentava o seu bar, e percebeu que ele estava sangrando e imediatamente acionou a Polícia Militar que veio acompanhada de uma ambulância do SAMU (Serviço de Atendimento Medico de Urgência), que conduziu o jovem até o Hospital Regional de Conceição do Araguaia (HRCA). Interrogados pelos policiais, familiares e testemunhas não souberam informar o possível motivo do crime, ou quem seriam os autores. A Polícia Civil está investigando o caso. Natural de Conceição do Araguaia, Juraci residia na Rua 50, s/n, Vila Real II.

PT FAZ PLENÁRIA SOBRE REFORMA AGRARIA EM CUMARU DO NORTE



Ad Lair Campos


O partido dos trabalhadores realizou no ultimo domingo (24), em Cumaru do Norte, uma plenária sobre reforma agraria, o evento aconteceu as 16:00 hs no auditório do CRAS – Centro de Referencia em Assistência Social, a avenida dos estados, centro e contou com a participação de políticos e representantes de entidades de classes que atuam no município. O encontro serviu para esclarecer duvidas relacionadas ao programa nacional de reforma agraria, dentre as autoridades presentes estava à deputada estadual, Bernadete Ten Caten (PT), o prefeito de Cumaru do Norte, Vilmar Farias Valim “PETI” (PDT), o superintendente do INCRA – Instituto de Colonização e Reforma Agraria, Edson Bonete, o vice-prefeito, Adelmo Ferreira, o vereador, Francisco Fernandes “CEARÁ” (PSB), o vereador Nilton Elias (PT), além do presidente do diretório municipal do PT, Profº. Manoel Nascimento e demais presidentes de associações.
Durante a reunião o presidente do sindicato dos trabalhadores rurais, Josimar Alves da Costa e representantes de associações, solicitaram do superintendente do INCRA, informações sobre o andamento dos processos de desapropriação para fins de Reforma Agraria na região. Outra reclamação feita pelo petista Manoel Nascimento está relacionada ao programa luz para todos do governo federal e foi quanto à taxa de consumo cobrada pela rede Celpa, segundo Nascimento o valor pago pelos trabalhadores varia entre trezentos, Quinhentos e em alguns casos chega ao valor exorbitante de um mil Reais, para o professor, um valor como estes é melhor voltar ao tempo da lamparina a querosene. A conta de luz vem incomodando muita gente, pois apesar de morar na zona rural, os mesmo são obrigados pela rede Celpa a pagarem taxa de iluminação publica.
O superintendente do INCRA, Edson Bonete, disse que em áreas de assentamentos de reforma agraria não pode haver concentração de terras, ou seja, não pode ser constituídas fazendas, disse ainda que tomará todas as medidas cabíveis para inibir esta pratica. Quanto à fazenda Estrela de Maceió, segundo ele é uma área complexa, onde ocorreram muitas mortes, por ser uma área muito grande e de um Valor muito alto, será necessário uma boa justificativa para que a presidenta Dilma Rousseff assine o processo, e que será necessária a atuação da força nacional e do exercito Brasileiro para que o INCRA possa atuar naquela área. Falou também que o instituto não pode realizar nenhum tipo de obra fora de área já declarada de assentamento de reforma agraria e que não vai abrir nenhum precedente. Sobre financiamento, Bonete, disse que o banco fara uma vistoria minuciosa nas contas das associações para depois proceder com a abertura de novas linhas de créditos.
Em seu discurso, a deputada Bernadete Ten Caten, esboçando um sorriso, agradeceu o publico presente, para a deputada, o processo de Reforma Agraria tem sido um grande desafio no mundo inteiro, o que não é diferente no Brasil, segundo ela, um processo de desapropriação de terras é muito demorado devido aos tramites legais, Bernadete disse ainda que as reivindicações dos trabalhadores são mais do que justas, mas que o INCRA vem enfrentando muitos problemas. Ao final ela fez questão de dizer que é a favor da criação dos estados de Tapajós e de Carajás, “momento este em que o prefeito PETI ergueu a bandeira do futuro estado de Carajás, seguido de aplausos”, ela disse que só assim as regiões sul e sudeste terá um governo mais presente, fez questão de frisar ainda, que o Pará não vai perder com esta divisão, pelo contrario, ira ter um controle maior do governo e vai aumentar a arrecadação de impostos, de acordo com Bernadete, é impossível para qualquer governador ou governadora, administrar um estado com tamanha dimensão e contingente populacional.
O prefeito PETI em seu discurso falou que não tem poupado esforços para fazer chegar até aos trabalhadores rurais, os investimentos destinados à população do município, a exemplo dos investimentos realizados pela prefeitura nas regiões de Estrela do Pará e Estrela de Maceió, onde foram feitas e recuperadas mais de trezentos km de estradas e mais de 36 pontes e bueiros, na região de Serra Azul foram recuperadas todas as estradas vicinais, além de recuperar varias pontes, na colônia Mata Verde, nuca se negou de colocar as maquinas da prefeitura na recuperação de estradas e pontes, inclusive em áreas de responsabilidades do INCRA. O prefeito acrescentou ainda, que em seus quase seis anos de mandato nunca esperou pelo Governo do Estado, citou a parceria que fez com empresários e pecuarista com o apoio dos vereadores, para a recuperação da rodovia estadual PA-287, no trecho que liga Redenção a cidade de sua administração, “momento em que foi bastante aplaudido pelo publico que ali estava”, ele disse que assim fez, pensando no bem estar das pessoas que precisam daquela estrada.

POLICIA ACABA COM FESTA DE TRAFICANTE





Ad Lair Campos



Policiais do DPM-CUMARU, prendeu o Maranhense Ildomar da Conceição Matos, de 39 anos, vulgo Labiga, um dos responsáveis pela venda e distribuição de crack em Cumaru do Norte, ele foi preso ao sair de uma casa de seresta, na avenida das nações, centro da Cidade, Labiga estava acompanhado da esposa de uma amiga de redenção que atende pelo codinome Índia, o fato ocorreu na noite de sábado (23), após denuncia anônima.
Os policiais militares PM-Cabo Leandro e PM-Cabo Junimar sob o Comando do PM-Cabo João dos Santos, responsável pelo DPM-CUMARU, depois de receber denuncia e perceber o movimento de pessoas entorno do traficante, começou a seguir os passos de Labiga, ao ser abordado pela policia Labiga não esboçou reação, após revista minuciosa o comandante João encontrou em seu bolso uma peteca de crack, mais três na carteira e oito na cueca, chegando ao total de doze petecas da droga em poder do mesmo, neste momento Cabo João deu voz de prisão acabando de vez com a festa de Ildomar, com ele a policia ainda encontrou um celular e quantia de doze Reais em dinheiro, segundo o comandante o numero de petecas encontrado já caracteriza trafico. Atualmente o DPM de Cumaru do Norte Conta com apenas quatro policiais atuando no combate ao crime.Em entrevista Labiga disse que atualmente trabalha como garimpeiro, que é viciado há onze anos e que portava apenas cinco gramas da droga, ele disse que vendeu parte dela, pois precisava de dinheiro para entrar na festa, segundo ele é a primeira vez que é preso, falou ainda que está arrependido. Ildomar foi preso e encaminhado a Depol de Redenção onde permanecerá à disposição da Justiça. O que tem dificultado o trabalho da policia em Cumaru do Norte é o fato do DPM não contar com nenhum policial do sexo feminino, o que facilitaria no ato revistar mulheres, que na maioria das vezes são usadas como mulas a serviço do trafico.

IFPA abre inscrições para Agronomia e cursos técnicos

DELMIRO SILVA


O Instituto Federal do Pará (IFPA), campus Conceição do Araguaia, acaba de abrir as inscrições para o processo seletivo (Vestibular) para o curso superior de Engenharia Agrônoma (Agronomia) e os cursos técnicos de Agrimensura, Agropecuária, Edificações, Eventos, Saneamento e Segurança no Trabalho. Ao todo estão disponíveis 40 vagas para Agronomia e 320 para os cursos técnicos. As inscrições para Agronomia podem ser feitas até 14 de agosto, custando R$ 50,00, o exame está marcado para dia 21 de agosto, no mesmo dia encerram as inscrições para os cursos técnicos, que custam R$ 40,00. O certame está previsto para 28 de agosto. As provas serão realizadas nos municípios de Conceição do Araguaia, Redenção, Tucumã e Xinguara. No período das 8h ás 13h. As provas serão compostas por 70 questões de múltipla escolha, de Biologia, Física, Língua Estrangeira (espanhol ou inglês), Língua Portuguesa, Literatura e Química, além da Redação. O resultado será divulgado dia 3 de setembro. No dia 12 seguinte já iniciam as aulas. Os cursos técnicos têm duração de 18 meses, enquanto Agronomia tem duração de cinco anos.


As inscrições para o curso superior de Engenharia Agrônoma e para os cursos técnicos podem ser feitas online, através do site www.conceicaodoaraguaia.ifpa.edu.br. O resultado final também será divulgado no site.


O campus do IFPA de Conceição do Araguaia está localizado na Avenida Couto Magalhães, Nº 1649, Setor Universitário.

domingo, 24 de julho de 2011

JOGOS TRADICIONAIS INDÍGENAS COMEÇARAM EM GRANDE ESTILO



Ad Lair Campos






Teve inicio ontem (23) as 16:00 hs na aldeia Goroti-re, Reserva Kayapó município de Cumaru do Norte, os jogos tradicionais indígenas, que pela primeira vez é realizado naquela aldeia, organizado pela ANGROKRERE Associação de defesa dos povos indígenas Kayapó, o evento conta com o apoio logístico da Prefeitura Municipal. Para a cerimonia de abertura foi convidado o prefeito de Cumaru do Norte Vilmar Valim, os Caciques representantes de aldeias, o representante da FUNAI, KUBEI Kayapó, o representante da FUNASA, José Miguel, além da maior liderança indígena Kayapó na atualidade, o Cacique RAONI, da aldeia METUKTIRI de Peixoto de Azevedo-MT. Segundo a organização, o evento que começou ontem vai até o dia 30 de julho e tem como objetivo maior, manter a união entre os povos indígenas e mostrar ao mundo os seus costumes revelando a sua cultura, através de várias apresentações de danças típicas dos índios.Sete aldeias marcaram presença; CRINY (Bannach), KÔKÔKUÊDJA (Ourilândia), TUREDJAM (Tucumã), KRÃNHKRÔ (Tucumã), KRÃNH’AMPARI (Santana), KAPRAMKRERE (Pau-d’arco), TEKREJAROTIRE (Pau-D’arco) além da aldeia anfitriã GOROTI-RE, que levou oito grupos para as festividades; PARÁ, KAYAPÓ, KARIKÁ, MOMOKRE, PIJAPOKTIKÔ, TEPORE, ESTUDANTES INDIGENAS REDENÇÃO e RENEGADOS que entrou na arena portando a bandeira do futuro estado de Carajás, mostrando a todos os presentes, o interesse dos povos indígenas quanto à divisão do estado do Pará. Um espetáculo mostrado, a cada apresentação se ouvia o grito ecoar pela floresta, o que soava como um pedido de socorro aos governantes no sentido de cooperarem com a preservação da natureza.Raoni em entrevista parabenizou o prefeito “PETI” pela atuação da Prefeitura local, no tocante ao apoio que tem dado a aldeia Goroti-re o que reflete diretamente a toda a nação indígena, falou ainda que está satisfeito com a iniciativa dos organizadores em realizar uma festa com tamanha magnitude, o que serve principalmente para a aproximação dos povos indígenas com as suas parentelas, Raoni se tornou famoso por percorrer o mundo ao lado do ativista e Roqueiro STING. Após as apresentações dos Grupos e Aldeias, os jovens XAPIRE KAYAPÓ e MARIA FRANCISCA KAYAPÓ, acenderam a tocha olímpica que deverá permanecer acesa até o final do evento.

terça-feira, 5 de julho de 2011

Conceição do Araguaia receberá ampliação na rede elétrica


DELMIRO SILVA

Diante da necessidade de ampliação e melhorias na rede elétrica do município de Conceição do Araguaia, especialmente em localidades rurais e em alguns bairros periféricos, o vereador Edílson Silva (PSC) e seus assessores, Magno Alves dos Anjos e Marcos Aurélio, acabam de participar de duas audiências públicas na central da Rede Celpa, em Belém. Ocasião em que o parlamentar reivindicou melhorias para o serviço, de suma importância para a população.

Na primeira audiência, o vereador foi recebido pelo diretor de serviços especiais da Rede Celpa e coordenador do programa ‘’Luz Para Todos’’, Álvaro Bressan, que falou da nova metodologia do governo federal para o programa e da ordem de serviços que vai ser liberada ainda este mês contemplando as seguintes localidades: Apertar da Hora, Ingá, Josimo Tavares, Santa Helena e Santo Antonio, todas pertencentes ao município de Conceição do Araguaia.

Na segunda audiência, Edilson Silva foi recebido pelo diretor comercial de engenharia da Rede Celpa, Sami Hasez Bazzi. Ocasião em que o edil protocolou abaixo-assinado dos moradores dos setores Alto Verde e Alto Araguaia, anexos com requerimentos aprovados no plenário da Câmara de Conceição do Araguaia. Respaldado pela documentação apresentada, o parlamentar reivindicou a imediata legalização da rede elétrica de ambos os setores.

Embora sejam habitados há vários anos e tendo atualmente uma numerosa população, em ambos os bairros o sistema de eletricidade ainda é deficiente, haja vista que funciona por meio de gambiarras, com um emaranhado de fios que freqüentemente geram curtos-circuitos, provocando queima de eletroeletrônicos e colocando em risco a integridade dos próprios moradores daqueles setores.

Após ouvir a explanação do parlamentar conceicionense e sensibilizado com a problemática, Sami Hasez se comprometeu em priorizar a resolução da demanda apresentada e afirmou que dentro de alguns dias enviará documentação informando o período em que serão iniciados os serviços, o que segundo ele próprio, ocorrerá muito em breve. “A demanda foi apresentada. Estarei atento e cobrando até que o serviço seja executado”, disse Edílson Silva.

Conceição do Araguaia: Um paraíso no portal da Amazônia


DELMIRO SILVA

Desde o último final de semana Conceição do Araguaia, município situado no extremo sul do Estado á margem esquerda do rio Araguaia vive o auge da temporada de veraneio. A cidade mais bucólica região oferece ao longo do mês de julho inúmeras atrações turísticas como lindas praias e ilhas, além de outros eventos festivos e culturais, o que explica a preferência de milhares de veranistas por Conceição do Araguaia neste período.

A programação de veraneio se estenderá até o término do mês, com as mais diversas atrações como: Carnaval fora de época, competições de som automotivo, competições esportivas, concurso de escultura na areia, Festival da Canção, festas em boates, MotoCross, programação gospel (Verão com Cristo), shows artísticos, entre inúmeras outras atrações. Nesse período do ano a população local, estimada em 45 mil habitantes, chega a triplicar especialmente nos finais de semana.

A Praia das Gaivotas, a mais freqüentada da cidade localizada em frente à orla do município esteve completamente lotada por banhistas no último final de semana e, a previsão, é o que fluxo de banhistas no local seja ainda maior nos próximos finais de semana. As praias: Alta e Verde também receberam um expressivo número de veranistas e deverão estar completamente lotadas nos próximos finais de semana.

Outra excelente opção para quem gosta de agradáveis momentos em contato com a natureza e longe da badalação, são as inúmeras ilhas existentes no município como: Ilha do Bode, Ilha do Cearense, Ilha do Seresteiro, entre outras, além de passeios de barco pelo majestoso rio Araguaia. Os hotéis e restaurantes da cidade também têm sido muito procurados por turistas das mais diversas partes do país.

Conceição do Araguaia oferece ainda uma culinária muito diversificada e atrativa, onde se destaca os pratos a base de peixes. Merece destaque também a arborização local e a rica fauna e flora silvestre, além dos fortes traços culturais, com muitos artistas locais e um forte acervo histórico e cultural que o município possui.

Segurança
A Polícia Militar juntamente com os demais órgãos de segurança pública vem realizando um intenso trabalho preventivo que tem garantido a segurança aos veranistas.

Acesso
O acesso a Conceição do Araguaia pode ser através das rodovias PA 287, PA 327, PA 449 e PA 447. A 12 km do perímetro urbano está localizado o aeroporto, com capacidade para pouso e decolagem de aviões de médio e grande porte, incluindo pouso noturno.

Conselho Tutelar desenvolve ações preventivas


DELMIRO SILVA

Durante o mês de julho Conceição do Araguaia recebe expressivo número de visitantes, especialmente nos finais de semana, quando a população local estimada em 45 mil habitantes, chega a triplicar em decorrência do elevado fluxo de turistas atraídos pelas belezas naturais e pela programação do veraneio local. O expressivo número de veranistas na cidade acarreta algumas situações que colocam crianças e adolescentes em situação de maior vulnerabilidade.

Atento a essa questão o Conselho Tutelar do município vem intensificando suas ações no sentido de garantir a integridade física, moral e psicológica dos menores. Segundo integrantes do órgão, foi preparado em parceria com a Polícia Militar um minucioso cronograma de trabalho com rondas noturnas em locais estratégicos para coibir a presença de menores desacompanhados de seus responsáveis em horários avançados em clubes noturnos e outros ambientes impróprios.

Outra medida preventiva é a instalação de barracas na praia das Gaivotas, local de maior fluxo de veranistas, onde profissionais especializados desempenham ações preventivas, orientando os veranistas e distribuindo material informativo, como panfletos. Eles estão ainda incumbidos de detectar possíveis situações de risco e acionar o Conselho Tutelar, para que sejam tomadas as medidas cabíveis.

A conselheira tutelar Maria Aparecida Carvalho enfatiza que as ações serão constantes durante todo o mês de julho. “O Conselho é um órgão permanente, não temos dia nem hora para estarmos na batalha, no atendimento tentando garantir a integridade física, moral e psicológica das crianças e dos adolescentes”, explicou. Ela ressalta ainda que o apoio da população é fundamental para o sucesso das ações do órgão.


Parceiros
Para melhor desenvolver o seu trabalho o Conselho Tutelar de Conceição do Araguaia conta com apoio do Centro de Referencia de Assistência Social (CRAS), Centro de Referencia Especializado de Assistência Social (CREAS), Ministério Público, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), Polícia Civil, Polícia Militar, Poder Judiciário e demais autoridades constituídas do município.

Serviço
A sede do Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente de Conceição do Araguaia está localizada na Avenida JK, nº 944, Centro. O atendimento ao público ocorre das 8h ás 12h30, de segunda a sexta-feira, ou através dos fones 91189550/91530322.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

NATIVOS SE PREPARAM PARA OS JOGOS TRADICIONAIS INDÍGENAS


Por - Ad Lair Campos
Índios da tribo Kayapó trabalham duro na preparação dos jogos tradicionais indígenas, que pela primeira vez será realizado na aldeia Goroti-re no município de Cumaru do Norte, as competições acontecerão entre os dias 23 e 30 de julho próximo e contara com a participação de nove aldeias da região dos Rios Fresco e Xingu no sul do Pará, os nativos se enfrentarão em diversas modalidades esportivas, futebol masculino e feminino, natação, canoagem, vôlei masculino e feminino, corrida de 100 mts, corrida de 5.000 mts, cabo de guerra masculino e feminino, arco e flecha além de danças culturais, o evento é organizado pela associação ANGROKRERE de defesa dos povos indígenas Kayapó.
De acordo com a coordenadora da ANGROKRERE, a ambientalista Maria Pereira Borges, as festividades será aberta ao publico e visa principalmente resgatar a tradição dos nativos. “sentimos a necessidade de difundir a tradição Kayapó, mostrar ao mundo o que os índios vivem na pratica, por isso teve-se a ideia de promover um evento dessa magnitude e assim resgatar a cultura indígena”. Disse a coordenadora, que espera contar com a presença e participação da imprensa.

CRIADA A COMISSÃO MUNICIPAL PRO CARAJAS EM CUMARU DO NORTE


Por - Ad Lair Campos
Foi criada na noite de quinta feira (30), a comissão provisória municipal que ira conduzir os trabalhos em prol da criação do estado de Carajás, a comissão formada terá a missão de esclarecer a população do município, quanto da necessidade de se criar a nova unidade federativa, a reunião aconteceu por volta das 19hs no plenário da câmara de vereadores e contou com a presença de autoridades e a participação da sociedade civil, o Cacique, Bepmeti Kayapó “MATIRA” da aldeia Goroti-ri, esteve presente representando a comunidade indígena.
Durante a reunião, foi discutida a importância da criação do novo estado, uma vez que a população sul paraense vem sofrendo com a ausência do governo estadual; “falta de estradas, falta de segurança, falta de uma boa estrutura educacional e saúde precária, são algumas das necessidades básicas de um povo e que há tempos o executivo estadual esqueceu pra região”, foram algumas das palavras ditas pelo professor da rede publica Manoel Nascimento Soares da Silva, (PT). – “este momento é de grande relevância não só para o município quanto para o Pará e para o restante do país” - acrescentou o professor.
A comissão ficou composta da seguinte forma, o prefeito do município Vilmar Farias Valim “PETI” (PDT), foi indicado a presidir a comissão, o vice-prefeito Adelmo Ferreira foi apontado como vice-presidente, Claudia Helena como tesoureira, Iara Barbosa de Araújo, segunda tesoureira, Geraldo Gama Feitosa, secretario e João Mota Lopes como segundo secretario. A próxima reunião ficou decidida que será feita num bairro da cidade.