sábado, 6 de agosto de 2011

CARTÓRIO CONVOCA ELEITOR COM PENDÊNCIA NA JUSTIÇA


João Lopes/Ascom/Ipec

A pouco mais de quatro meses de um acontecimento histórico no Brasil, a realização de um plebiscito, consulta popular para que os eleitores expressem, através do voto, suas opiniões sobre a divisão do Pará para a criação dos estados do Carajás e do Tapajós, muitas pessoas deverão regularizar a situação junto a Justiça Eleitoral. Os eleitores que não votaram nas três últimas eleições tiveram seus títulos cancelados, portanto, estão impedidos de votar na próxima eleição.

A 59ª Zona Eleitoral, com sede em Redenção e que abrange os municípios de Pau D’arco e Cumaru do Norte, tem o dia 11 de Setembro como último prazo para realização do cadastro eleitoral. Até esta data o Cartório Eleitoral estará expedindo novos títulos, fazendo transferências e regularizando a situação dos faltosos.

Segundo a chefe da 59ª Zona Eleitoral, Eliana Marins, o prazo para a regularização das questões eleitorais não será prorrogado. “As pessoas que estão com pendências com a Justiça Eleitoral não podem deixar para a última hora para resolver a situação, pois, nos últimos dias, com a movimentação do plebiscito, enormes filas se formarão e alguns eleitores poderão ficar impedidos de votar. O dia 11 de setembro será o último prazo, sem prorrogação”, afirma Eliana Marins.

Em Redenção existem hoje 53.757 eleitores aptos ao voto enquanto que Pau D’arco possui 5.626 títulos válidos e Cumaru do Norte tem 5.561 pessoas que estão legalizadas com a Justiça Eleitoral, podendo comparecer as urnas no dia 11 de dezembro, data da realização do plebiscito, conforme determinação do Tribunal Superior Eleitoral. Nos três municípios, Redenção, Pau D’arco e Cumaru do Norte, pertencentes a 59ª Zona Eleitoral, existem hoje 64.994 eleitores.

De acordo com a chefe do Cartório Eleitoral, Eliana Marins, até o dia 11 de Setembro, o número de títulos deverá aumentar significativamente com a expedição do documento para os novos eleitores que estão completando 16 anos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário