domingo, 30 de outubro de 2011

DEFESO DA PIRACEMA COMEÇA NO SEGUNDO DIA DE NOVEMBRO.


DELMIRO SILVA

Inicia na próxima terça-feira (2), o período do defeso época da chamada Piracema, ocasião em que as espécies de peixes de água doce sobem até as cabeceiras dos rios para se reproduzirem, por isso são protegidas por lei para que possam ter sua reprodução assegurada, ficando a pesca, transporte e comercialização proibida por lei. A exceção vale para as espécies criadas em cativeiro, devidamente regulamentadas. Como tradicionalmente ocorre, a Piracema se estenderá até 28 de fevereiro de 2012.

Durante a Piracema somente é permitida a pesca de subsistência, desembarcada ou de caráter cientifico, previamente autorizada pelo IBAMA, ou espécies capturadas antes do período da Piracema que são estocadas e comercializadas posteriormente, no entanto, o pescador deverá comunicar antecipadamente aos órgãos competentes a procedência da mercadoria, do contrario, estará sujeito a sofrer as sanções previstas na lei. O defeso da Piracema é determinado pela Lei n° 7.679, de 23 de novembro de 1988, e estabelecido anualmente pelo IBAMA, com a colaboração de órgãos, instituições e associações envolvidas com a pesca em cada bacia hidrográfica.

Como compensação pela abstinência da atividade pesqueira, cada pescador profissional devidamente cadastrado junto aos órgãos competentes, recebe do governo federal mensalmente o equivalente a um salário mínimo durante os quatro meses da Piracema. Segundo o chefe do departamento de fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, da Prefeitura de Conceição do Araguaia, Wyllis Luz, a pasta ainda carece de equipamentos e veículos para realizar a fiscalização num dos maiores rios da região, o rio Araguaia, que margeia a cidade, um marco divisório entre os estados do Pará e Tocantins. Segundo Wyllis, inicialmente a fiscalização será mais rigorosa nos pontos de comercialização do pescado. “Aqueles que estiverem irregulares terão a mercadoria recolhida e estarão sujeitos a sofrerem as penalidades estabelecidas pela legislação”, alertou.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

JÁ ESTÁ NA CADEIA ACUSADO DE TENTAR MATAR FUNCIONÁRIO PÚBLICO.


Ad Lair Campos

Preso na ultima segunda feira por uma equipe da Policia Militar em Cumaru do Norte, Luiz Henrique de Souza Silva, de 21 anos, por tentativa de homicídio; Henrique é acusado de ferir com dois golpes de faca, o funcionário público, Josué da Silva, vulgo profissional, residente na Rua Bahia s/nº, Setor Bela Vista. O fato ocorreu após uma discursão entre Henrique e Josué nas dependências do Bar Labos Drinks, (Bar do Negão), a Avenida Brasília esquina com a Rua Ceará, na noite do ultimo domingo, Henrique foi preso por volta de 05h40min da manhã.

Segundo relato dos policiais, logo após a discursão Josué da Silva se retirou do local e foi seguido por Henrique, que ao se aproximar atingiu a vitima com um golpe na região da virilha derrubando-o sobre o meio fio, ao se levantar ainda tonto com a queda, Profissional foi surpreendido com uma facada nas costas. Josué foi levado para o pronto socorro municipal e já esta fora de perigo.

Ao tomar ciência do ocorrido, uma guarnição da policia militar sobre o comando do Cabo/PM, Leandro na companhia do Soldado, Valdiney, passou a realizar rondas ostensivas na tentativa de capturar o agressor, o que só foi possível ao amanhecer, Henrique foi detido tentando fugir por uma estrada vicinal que dá acesso ao Projeto Cumaru, próximo ao aeroporto. O agressor que já tem passagem pela policia por Homicídio cumpria condicional, Henrique na época, foi acusado de matar e derramar sal de cozinha sobre o corpo de um jovem, o crime chocou a sociedade, recapturado foi conduzido a Delegacia de Policia Civil de Redenção e apresentado ao Delegado de plantão Dr. Carlos Eduardo, ficando a disposição da Justiça.

Relatos dão conta de que um dia antes de cometer o crime, Henrique havia ameaçado matar a própria mãe, o que deixou a população aterrorizada. De acordo com a Líder Comunitária, Maria Pereira Borges, crimes deste tipo, era cometidos sem que ninguém tomasse providencias. – “há muito tempo não aparecia um comando igual a este na policia Militar de Cumaru do Norte, por que antes crimes como assassinatos, tráfico de drogas, prostituição infantil, aconteciam até mesmo em vias publicas e ninguém tomava providencias, agora com a chagada do Cabo João, no comando do DPM, houve uma mudança de praticamente 100%, hoje qualquer cidadão pode sair da sua casa para participar de algum evento, sem se preocupar em chegar e encontrar sua casa arrombada, claro já houve homicídios na cidade, mas, nenhum cujo assassino não fosse preso em menos de 24 horas, então em nome da sociedade queremos agradecer ao comandante João Santos pelo trabalho prestado a comunidade”. – Concluiu Maria.