terça-feira, 22 de maio de 2012

ÍNDIOS, MADEIREIROS E PREFEITURA ENTRAM EM ACORDO PARA RECUPERAÇÃO DE ESTRADA.

Fotos: Blog do Ad Lair Campos
(ASCOM/PREFEITURA)

Um grupo de índios Kayapó, da aldeia Gorotire, em Cumaru do Norte, invadiu na manhã desta terça-feira (22) o prédio da Prefeitura Municipal, apesar de estarem pintados para guerra, os índios liderados pelo Cacique, MRYPATI Kayapó e pelo líder indígena, BEKWAJ Kayapó, disseram que estavam ali em missão de paz e que só queriam fazer algumas reivindicações. Os índios solicitaram a presença do prefeito Vilmar Farias Valim “PETI” (PDT) e do secretario de Infraestrutura e Obras, Welington José Silva, “PEDRÃO”. Dentre as reinvindicações estava à recuperação da estrada da reserva e a disponibilidade do veiculo da comunidade em tempo integral.

Reunidos no gabinete, o prefeito expôs a situação atual dos maquinários e as dificuldades pelas quais vem enfrentando, pois apesar do numero de maquinas que tem, ainda é pouco para o tamanho do município. Que no momento uma parte do maquinário estão trabalhando na região da colônia Mata Verde e que outra parte encontra-se desmontado na garagem municipal aguardando a chegada de peças.

Uma proposta de parceria entre aldeia, madeireiros e prefeitura no sentido de solucionar de vez o problema, foi mencionada na reunião pelo secretario de Obras, o que foi aceita pelos nativos. No acordo ficou confirmado que, no período de dez (10) dias, os madeireiros fornecerão quatro mil litros de óleo diesel, madeira para pontes e farão a reabertura das estradas. Enquanto que a prefeitura entrará com contra partida em óleo diesel, um caminhão caçamba, construção de ponte, patrolamento da estrada e ainda ficaria encarregada de enviar uma carregadeira assim que esta esteja em pleno funcionamento.

Outra reivindicão feita pelos índios foi quanto ao veiculo F.4000 pertencente à comunidade indígena, eles exigiram que a partir de agora não estando a serviço do índio, o veículo permaneça guardado na aldeia Gorotire, o que foi prontamente aceito pela administração, com algumas exigências; que fosse feito um documento e assinado pelos representantes dos nativos de que o veículo só faria duas viagens por semana nos dias indicado por eles e que se comprometessem em não deixarem ultrapassar o numero máximo de quinze pessoas por viagem, evitando o excesso de peso. Uma vez que a prefeitura é quem faz toda a manutenção do veículo. 


Acordo feito, os índios desocuparam o prédio, o que de imediato se normalizou o atendimento aos usuários. Vale lembrar que nunca se fez tanto pela nação indígena quanto na atual administração, pra se ter uma ideia a mesma estrada reivindicada já foi feito a recuperação nos anos anteriores, mas, devido as fortes chuvas ocorridas na região e o grande trafego de caminhões em meio ao inverno, levou a deterioração da mesma. O veiculo citado foi adquirido através de emenda parlamentar ainda nesta administração, além da disponibilização de combustível e motorista por parte da prefeitura. Recentemente a prefeitura reformou uma escola na aldeia e faz rigoroso acompanhamento das atividades desenvolvidas pela escola.