terça-feira, 22 de maio de 2012

ÍNDIOS, MADEIREIROS E PREFEITURA ENTRAM EM ACORDO PARA RECUPERAÇÃO DE ESTRADA.

Fotos: Blog do Ad Lair Campos
(ASCOM/PREFEITURA)

Um grupo de índios Kayapó, da aldeia Gorotire, em Cumaru do Norte, invadiu na manhã desta terça-feira (22) o prédio da Prefeitura Municipal, apesar de estarem pintados para guerra, os índios liderados pelo Cacique, MRYPATI Kayapó e pelo líder indígena, BEKWAJ Kayapó, disseram que estavam ali em missão de paz e que só queriam fazer algumas reivindicações. Os índios solicitaram a presença do prefeito Vilmar Farias Valim “PETI” (PDT) e do secretario de Infraestrutura e Obras, Welington José Silva, “PEDRÃO”. Dentre as reinvindicações estava à recuperação da estrada da reserva e a disponibilidade do veiculo da comunidade em tempo integral.

Reunidos no gabinete, o prefeito expôs a situação atual dos maquinários e as dificuldades pelas quais vem enfrentando, pois apesar do numero de maquinas que tem, ainda é pouco para o tamanho do município. Que no momento uma parte do maquinário estão trabalhando na região da colônia Mata Verde e que outra parte encontra-se desmontado na garagem municipal aguardando a chegada de peças.

Uma proposta de parceria entre aldeia, madeireiros e prefeitura no sentido de solucionar de vez o problema, foi mencionada na reunião pelo secretario de Obras, o que foi aceita pelos nativos. No acordo ficou confirmado que, no período de dez (10) dias, os madeireiros fornecerão quatro mil litros de óleo diesel, madeira para pontes e farão a reabertura das estradas. Enquanto que a prefeitura entrará com contra partida em óleo diesel, um caminhão caçamba, construção de ponte, patrolamento da estrada e ainda ficaria encarregada de enviar uma carregadeira assim que esta esteja em pleno funcionamento.

Outra reivindicão feita pelos índios foi quanto ao veiculo F.4000 pertencente à comunidade indígena, eles exigiram que a partir de agora não estando a serviço do índio, o veículo permaneça guardado na aldeia Gorotire, o que foi prontamente aceito pela administração, com algumas exigências; que fosse feito um documento e assinado pelos representantes dos nativos de que o veículo só faria duas viagens por semana nos dias indicado por eles e que se comprometessem em não deixarem ultrapassar o numero máximo de quinze pessoas por viagem, evitando o excesso de peso. Uma vez que a prefeitura é quem faz toda a manutenção do veículo. 


Acordo feito, os índios desocuparam o prédio, o que de imediato se normalizou o atendimento aos usuários. Vale lembrar que nunca se fez tanto pela nação indígena quanto na atual administração, pra se ter uma ideia a mesma estrada reivindicada já foi feito a recuperação nos anos anteriores, mas, devido as fortes chuvas ocorridas na região e o grande trafego de caminhões em meio ao inverno, levou a deterioração da mesma. O veiculo citado foi adquirido através de emenda parlamentar ainda nesta administração, além da disponibilização de combustível e motorista por parte da prefeitura. Recentemente a prefeitura reformou uma escola na aldeia e faz rigoroso acompanhamento das atividades desenvolvidas pela escola.


quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

CUMARU: Castanheira é sacrificada ainda verde por madeireiros.


Ad Lair Campos

Agentes da SEMMAT-CUMARU – Secretaria de Meio Ambiente e Turismo de Cumaru do Norte, apreendeu na tarde da ultima Terça-Feira por volta das 16:00hs, aproximadamente 30mt³ de madeira ainda em toras. Técnicos constataram que as árvores extraídas ainda verdes e de forma ilegal, era da espécie Castanheira (Bertholletia excelsa), a madeira apreendida estava no pátio de duas serrarias clandestinas e já havia principio de beneficiamento.

A castanheira, também conhecida como Castanha-do-Brasil árvore nativa da Amazônia, teve o corte proibido por decreto federal em 1994 (Decreto 1.282, de 19 de outubro de 1994) e Lei estadual nº 6.462 de 04 de Julho de 2002. Mesmo assim, a espécie ainda é explorada por madeireiro de forma ilegal. Com o passar do tempo, tais exploradores desenvolveram uma técnica própria na tentativa de enganar os fiscais, a técnica consiste em descascar toda a arvore para dificultar a identificação. Toda madeira apreendida foi recolhida ao deposito da prefeitura, a SEMMAT-CUMARU informou ainda que irá intensificar as fiscalizações visando coibir a exploração irregular de madeira no município.

MEIO AMBIENTE E AGRICULTURA SÃO TEMAS DE ENCONTRO.


Ad Lair Campos

Uma comitiva da Prefeitura de Cumaru do Norte, composta por representantes das Secretarias Municipais de Agricultura e Pecuária e de Meio Ambiente e Turismo, estiveram reunidos com colonos, produtores e proprietários de terras, na localidade de Estrela de Maceió distante aproximadamente cerca de 390 km da sede do município. Fizeram parte da comitiva o Secretario de Agricultura, Fernando Santiago, a Secretaria de Meio Ambiente, Sandra Monteiro, o Engenheiro Ambiental, Arinos Souza, além do Vereador Acácio Vieira, “Mela Chave”. Na pauta do encontro, estavam assuntos relacionados ao CAR – Cadastro Ambiental Rural, Desmatamento Zero e Plantio de Cacau.

Durante o encontro houve palestras, onde as pessoas tiveram esclarecimentos sobre uma das metas do município no tocante ao Meio Ambiente, que é o desmatamento zero, mantendo menos de 40km2 de área desmatada por ano, que vem sendo alcançado de acordo com Laudo Técnico emitido pela SEMA - Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Pará, em 31 de outubro do ano passado, atestando que Cumaru do Norte cumpriu todas as exigências para a sua exclusão da Lista de Municípios embargados pelo MMA - Ministério do Meio Ambiente de acordo com a portaria 28/2008. Assim sendo se o nível de desmatamento aumentar, o município volta a ser embargado.

De acordo com o Secretario de Agricultura, Fernando Santiago, neste encontro foi elaborado um cadastro de pessoas interessados na cultura cacaueira na região, segundo ele cerca de 40 produtores se mostraram interessados a fazer parte do cadastro, disse ainda que uma nova reunião esta marcada para a próxima semana na mesma região.