quinta-feira, 8 de setembro de 2011

CUMARU DO NORTE: Desfile marca as comemorações ao dia da Independencia.


Ad Lair Campos

Com o objetivo de resgatar a tradição do 7 de setembro, dia Independência, A SEMEC – Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Cumaru do Norte, promoveu na tarde de quarta-feira (7), um grande desfile alusivo ao dia da Independência do Brasil, com a participação de escolas da zona urbana e rural do município, o desfile teve inicio as 17:00hs e percorrei ruas e avenidas, o publico pode assistir a apresentações nunca vista na cidade. Entre as escolas se apresentaram a escola Iron Fernandes, com o tema “Estado de Carajás: Clamor de um povo”, tema que foi muito aplaudido pelo publico, uma vez que representa os anseios da maioria absoluta da população de Cumaruense. Já a escola Zilda Pereira Soares, entrou na avenida com um tema voltado para a educação, “Educando para vida com amor”, a escola Ermínio Brito, da Agrovila Serra Azul, deu ênfase a um tema voltado ao Meio Ambiente, “Preservando a natureza e a cultura regional”, a escola Santa Rita de Cássia, com o tema, “Diante da adversidade, que mundo queremos”, a escola Ruth Pereira Barbaresco apresentou o inicio dos tempos, “A criação do Mundo”.

Entre as escolas que desfilaram, duas escolas indígenas se destacaram, foram elas, escola Kanhõk, da Aldeia Gorotire e a escola Ngonhre, da Aldeia Momokre, que apresentaram um desfile diferente, mostrando ao homem branco a cultura do seu povo. Outro destaque foi à participação da equipe do CRAS – Centro de Referência em Assistência Social, mostrando a vida ativa na terceira idade e o PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil que mostrou ao publico a arte da capoeira.

Todo o momento do desfile teve o acompanhamento da fanfarra municipal, adquirida este ano pela Prefeitura, para dar suporte à festa. Sob a direção do Prof. Dheison e o instrutor Laedson, o conjunto fez bonito nas apresentações, a policia militar percorreu todo o trajeto fazendo a segurança do evento. O encerramento aconteceu no centro da cidade com momento cívico, onde todos puderam acompanhar a execução do hino Nacional Brasileiro.